segunda-feira, 2 de junho de 2014

Uma época de sonho (G.D.R.C. Atouguia)

Os nosso leitores habituais vão me perdoar o longo texto,mas tenho de dedicar um post á minha causa,ao meu clube,embora nem todos tenham conhecimento do que estou a falar.

O clube pelo qual sofro não faz capas de jornais,não é conhecido a nível mundial nem a nível nacional,mas é um clube que representa um bairro com expressão em Guimarães.
O G.D.R.C. Atouguia foi fundado em 1991,mas só desde 2012 é que decidiu constituir uma equipa de futebol de 11 e disputar a 2ªDivisão do Futebol Popular de Guimarães.

Na 1ªépoca apenas fui adepto,sendo que não perdia um único jogo da equipa fosse em casa ou fora.
Foi uma época amarga,já que depois de 80% do campeonato passado em 2ºlugar,os últimos jogos correram mal e a equipa acabou num fustrante 4ºlugar e não conseguiu a promoção á 1ªDivisão.

No início desta época fui convidado para fazer parte do clube,saltei da bancada e passei a ajudar este clube a crescer.
Sendo eu um amante de futebol nem hesitei em aceitar o convite,já que tinha a oportunidade de estar nos bastidores e ajudar o clube do bairro onde cresci e vivo desde a sua construção.
Os objectivos para esta temporada eram muitos simples,ficar nos 3 primeiros lugares e subir á 1ªDivisão,mostrar que não éramos uma equipa de arruaceiros e que podíamos mostrar o lado bom deste bairro,não fosse o nosso lema "União e Respeito".
A Taça não era um objectivo,mas enquanto estivessemos em prova iríamos sonhar.
Embora a ambição e crença na equipa não tivesse limites,estes eram os objectivos mínimos que tinhamos em mente.

Ao longo da época vivemos momentos bons e momentos maus,mas felizmente os primeiros foram em maior número.
Pretendíamos construir uma equipa com qualidade,coesa e que nos momentos difíceis arregaçasse as mangas e nunca virasse a cara á luta.
Grande parte dos atletas têm algum tipo de ligação ao bairro,mas também contratamos atletas de "fora" e que sempre foram tratados como um dos nossos.

No campeonato estivemos quase sempre em 1ºlugar (só em 3 jornadas é que estivemos em 2ºlugar),fomos de longe a melhor equipa e fomos campeões com 9 pontos de avanço,sendo que garantimos o título a 3 jornadas do fim frente ao 2ºclassificado.
Como disse anteriormente a Taça não era um objectivo primordial e os sorteios não foram propriamente meigos para a nossa equipa.
Na 1ªeliminatória ficamos isentos,mas o sorteio da 2ªeliminatória ditou que iríamos encontrar uma equipa de um escalão superior (Tagilde,4ºclassifcado da 1ªDivisão) e tarefa não se advinhava nada fácil.
Mas vencemos esse jogo por 1-0 e carimbamos o passaporte para a fase seguinte,onde recebemos e vencemos por 2-0 o Infantas (4ºclassificado da 2ªDivisão) e carimbamos o passaporte para as meias-finais.
Nas meias-finais quis o sorteio que recebessemos a Valinha,que na altura era líder do campeonato da 1ªDivisão e um dos crónicos candidatos a ganhar todas as competições.
Sabíamos que eles eram favoritos,mas arregaçamos mais uma vez as mangas e lutamos até ao último segundo,tendo conseguido uma vitória difícil por 2-1.

O sonho tinha-se tornado realidade e conseguimos marcar presença na final da Taça Cidade do Berço frente ao Montesinhos (Campeão da 1ªDivisão).que se realizará no dia 7 de Junho ás 16.00h no Complexo Desportivo do Vitória de Guimarães (conhecido pelo "Jamor" do Futebol Popular).
Sabemos que o Montesinhos é o claro favorito para esta final,mas o sonho comanda a vida e iremos lutar até á exaustão pela felicidade e pela vitória nesta final.
Temos também garantida a final da Supertaça marcada para dia 14 frente ao mesmo Montesinhos,mas queremos pensar num jogo de cada vez.

As finais são para ser jogadas e serem ganhas,mas aconteça o que acontecer esta será uma época recordada para sempre,tendo em conta que temos apenas 2 anos de vida e jogamos contra clubes com tradição nesses escalões.
A final da Taça também nos garantiu pelo menos a participação nas Inter-Concelhias (equivalente á Liga Europa) da próxima temporada,sendo que em caso de vitória na fnal da Taça estaremos classificados para Taça dos Campeões (equivalente á Liga dos Campeões).
Um marco histórico no clube,sendo que não nos podemos esquecer que se trata de uma equipa da 2ªDivisão.

Não podia terminar sem dar uma palavra aos enormes adeptos que temos,que fazem inveja a muitas equipas federadas.
Faça chuva,faça sol,estão sempre presentes e acompanham a equipa para todo lado.
Este título também é deles,que estão sempre disponíveis para tudo o que a equipa precisa.

Sei que o texto vai longo e provavelmente muitos não chegarão a ler estas linhas,mas eu tenho orgulho em poder ajudar o meu clube do coração,o G.D.R.C. Atouguia.

CARREGA ATOUGUIA.

Sem comentários: