domingo, 11 de agosto de 2013

Pinto da Costa e as suas bicadas ao Benfica


No final da Supertaça,Pinto da Costa não se coibiu de elogiar o Vitória de Guimarães e os seus adeptos,ao mesmo tempo que dava mais umas bicadas ao Benfica.
Para quem acompanha o nosso futebol nada disto é novidade,já que assistimos a isto há muitos anos.

Apesar da maioria dos adeptos Portistas apoiarem este tipo de declarações,cada vez mais começo a encontrar adeptos que já estão cansados deste tipo de declarações.
Pessoalmente não me coloco a 100% em nenhumas das partes,já que por vezes o nosso Presidente tem tiradas fantásticas,mas outras não havia necessidade de falar numa equipa que nem sequer esteve em campo.
Embora ás vezes pareça,eu não sou parvo,sei perfeitamente que o Porto se alimenta destas guerras para cerrar fileiras,para fazer disto uma guerra em que se mata ou se morre e apesar dos resultados nos serem favoráveis há muitos anos que acho que já se passou dos limites.
Claro que para existir uma guerra é preciso pelo menos 2 adversários e o Benfica na pessoa do seu Presidente Luís Filipe Vieira também tem contribuído para que isto continue.

Do lado dos adeptos do Benfica também vejo algumas opiniões diferentes sobre este tipo de bicadas.
Há os que acham tudo isto normal devido á rivalidade existente,os que acham que o seu Presidente se põe mesmo a jeito para estas coisas,os que acham que o Benfica é um clube diferente e como tal não deve responder,etc.
Mas os meus preferidos são aqueles que dizem que isto é sinal da grandeza do Benfica,que o Presidente do Porto e os seus adeptos falam do Benfica pelo simples facto de querem ser como eles.
É um bocado como diz aquele ditado,"Falem mal,mas falem de mim".
Estes que me perdoem,mas se alguém gozar comigo ou falar mal de mim,não ficarei propriamente feliz com isso e achar que é sinal da "minha grandeza".

Mas Presidentes á parte,o que vejo é os adeptos de ambas as equipas feitos carneirinhos a seguir o rebanho e a passarem todo este ódio cá para fora (ver guerras Norte - Sul).
Depois admiram-se de assistirem a cenas lamentáveis dentro e fora dos estádios,os adeptos apenas refletem os dirigentes que têm.

Sou Portista com muito orgulho e como tal dá-me imenso gozo e prazer ver o Benfica mal,no entanto isto é apenas futebol,a rivalidade deve existir apenas e só dentro do campo.
Clubites e rivalidades á parte,é inegável que o Benfica continua a ser um grande clube,o maior clube Português,fruto do número de adeptos e toda a sua história.
No entanto as camisolas não jogam sozinhas e há muitos anos que o Porto passou a ser o melhor clube Português,apesar da insitência Benfiqusita em apelidar o Porto de regional e corrupto.

A todos os contribuem para este clima de guerra tenho apenas um desejo,só espero que colham tudo aquilo que plantaram e que quem continua a querer ver um jogo de futebol em paz não seja apanhado no meio destes animais.

2 comentários:

Candreva disse...

O homem sem o SLB não vive e vice versa.

Tomé Silva disse...

Infelizmente,acrescento eu...