sábado, 20 de outubro de 2012

Á conversa com... B. e Médio Criativo do blogue Gordo,Vai á baliza (1ªParte)



Nota:
A Azul as respostas do Médio Criativo,a Vermelho as respostas do B.


Gordo,vai á baliza...
De onde surgiu a ideia para este nome?

Deixo esta para o Médio porque foi ideia dele, jamais um carroceiro como eu conseguiria algo tão polido.

Não me lembro, a minha cabeça já não é o que era. Isto passou-se numa noite de bebedeira ou numa noite de copos: havia a vontade de criar um blogue onde escrevêssemos sobre futebol e para isso precisávamos de um nome. Decidimos assentar num guardanapo todas as hipóteses e chegámos a ter duas em cima da mesa. Mas uma delas pareceu-nos tão absurdamente estúpida que a escolhemos sem hesitar. Acho que foi assim.

O blogue foi criado em 2008.
Que balanço fazem desta aventura que se iniciou á mais de 4 anos?

Atenção, “há mais de 4 anos” se faz favor (taberneiro que é taberneiro, tem que ser arrogante)...

Perdemos o controle... Passámos de um blogue para nós e para meia-dúzia de pessoas (entre as quais nem os nossos pais se encontravam)

Agora que falas nisso... quem é que nos lia quando começámos? Não me lembro sequer de ter espalhado a notícia. Será Alzheimer?

para uma tasca onde entram cada vez mais pessoas por dia... e que ainda por cima deixam isto tudo sujo meu... Não fazemos ideia como é que isto aconteceu, no fundo percebíamos tanto disto como de física quântica (no fundo acho que percebo mais de física quântica)

Eu é de mamar pastéis de massa tenra. Nisso é que eu sou barra.

e de repente damos por nós a ser falados até na Mouraria!

Citados na SIC, pá. Citados na SIC!!! Nesse dia achei que o Mundo ia acabar.

O balanço é claramente negativo, ao fim de tantos anos (mais de 4), tantos posts (cerca de 3.500) e tantas visitas (quase 2.000.000) continuamos a dizer uma quantidade absurda de merda (pode-se dizer merda nesta entrevista?) todos os dias...

Será por isso que ainda não conseguimos um patrocinador de jeito que nos permita viver só disto?

O Médio bem tenta dar classe a isto mas eu normalmente opto por estragar tudo sem dó nem piedade. Um pouco como o Aimar a passar a bola ao Kardec.

Obrigado B., és um querido. A verdade é que sem a perseverança do B., o blogue provavelmente já teria terminado (uma troca de galhardetes em blogue alheio, que presunção!). A minha vida pessoal mudou muito desde que começámos o blogue e já não tenho a disponibilidade que tinha naqueles tempos iniciais. Aliás, um dos meus próximos post vai falar sobre isto mesmo - viste o que acabei de fazer? Um exclusivo. E inteiramente grátis!

Foi a paixão pelo Benfica que vos levou a abraçar este projecto ou isso em nada influenciou a abertura do espaço?

Isso e o facto de estarmos a enviar sms um ao outro para falar de bola já estar a sair caro, eram outros tempos, nessa altura as sms pagavam-se!

Eram tempos loucos.

Mas sim, a paixão pelo Benfica moveu-nos, um pouco como quando a paixão pelos 3 grandes moveu o nosso Presidente a ser presidente do Benfica.

Aliás, voltando à questão do nome, a outra hipótese (que ainda chegámos a registar e que continua em nosso poder) exprimia duma forma muito clara essa nossa paixão e doença.

Adoro falar de futebol em modo tasca, de forma a que todos percebam sem usar o dialecto do Freitas Lobo ou do Manuel Machado, nisso acho que o Jesus está muito bem, não sei que língua fala mas o que diz é muito fácil de perceber.

Quando começámos, a única coisa que sabíamos era isso mesmo: não queríamos ser mais uns a tentarem armar-se ao pingarelho (esta palavra existe, acabei de verificar no Google). Parecia-nos absurdo escrever a sério sobre uma coisa que não o é. Aliás, cada vez é menos.

Um passarinho contou-me que chegaram a contar com um terceiro elemento (Sportinguista,carinhosamente tratado por Lagarto),mas que essa aventura apenas durou 3 dias.
Isso deveu-se ao facto de terem medo que um Sportinguista fosse mais inteligente que 2 Benfiquistas?

O nosso irmão Vitto (personagem mais próxima de nós na blogoesfera e criador do “Cabelo do Aimar”, o meu blogue favorito) convidou o grande lagarto Valdemar para ir escrever lá na tasca dele. Achámos isso tão boa ideia que decidimos sem pestanejar copiar o movimento. Ora, as ameaças de morte que o nosso lagarto recebeu foram tantas que decidiu meter-se debaixo dar pedras novamente com medo... (preferia que fosse isto, mas na verdade passou pelo facto de termos dormido sobre o assunto

Mas em camas separadas

e percebermos que descaracterizava um blogue assumidamente benfiquista que vai ficar assim até morrer, ou seja, até daqui a uma semana ou duas...)
Se ele era mais inteligente não sei, mas enquanto ditadores nem deixámos que isso se soubesse, esta merda (pode-se dizer merda ou não?) é a Coreia do Norte! Um pouco como o Benfica...
Ah, e imagina que o gajo ainda estava por cá... de que falava ele? Dos anti-depressivos que toma ou do Sporting B?

Eu queria apenas acrescentar que não dei por nada. Tinha acabado de publicar um post quando ele chegou e quando voltei a entrar ele já cá não estava.

Mas já houve quem te acusasse de teres uma costela Sportinguista...

Se alguma vez a tive já a arranquei e mesmo assim não consigo fazer aquilo que estão a pensar.
Posso até contar uma história decadente da minha vida (uma das...): Em 1987 (com 5 anos) vi o _____ (colocar nome de instituição corrupta) ganhar tudo (não vi mas as notícias falavam muito disso) e num fim-de-semana numa casa de família fui ter com o meu Pai dizendo “agora sou do _____ (colocar nome de instituição corrupta)!”. O meu Pai riu-se e disse “vai ali dizer isso ao teu Avô” (o Benfiquista ferrenho que me “colou” a isto) e eu fui, “Avô, agora sou do _____ (colocar nome de instituição corrupta)”. Digamos que a reacção não foi bem a mesma e com um grito autoritário disse “Isso não se diz nem a brincar rapaz!!!!”. E pronto, foram os meus 5 minutos de adepto de outro clube. 

Mas estive a pesquisar e a Juventus não venceu qualquer troféu em 1987...
 
Estou a falar dos das risquinhas mas mais azulado. É verdade que os Italianos têm fama de corruptos mas é porque lá são condenados, vão presos, pagam multas, são castigados... Cá não haver tanta corrupção é como dizer-se que no tempo do Salazar não havia crime... É que quando a justiça não funciona nada acontece... Um pouco como dizer que o LFV não tem interesse comercial nos contentores de sul-americanos que traz só porque não se viu nunca dinheiro a entrar em contas com o nome dele.

Médio é fácil aturar o B.?

Quem é o B.? ..... ah... sim é fácil. Muito fácil até. Ele é um amigo como já há poucos, à antiga. Daqueles com quem podemos discordar à vontade porque isso em nada belisca a nossa amizade. Mas para que fique claro, isto não é a mesma coisa que comentar um jogo para a SportTv, nós não escrevemos o blogue fechados na mesma salinha com auscultadores na tola e garrafinhas de água em cima da mesa. Por isso, mesmo que ele fosse um crápula maior do que é, acho que a coisa se fazia na mesma.  

Para não parecer mal e parecer que sou parcial tenho de perguntar ao B. se é fácil aturar o Médio...

Não imaginam quanto... É como aturar ao Paulinho mas sem ter que lidar com o facto dele ser deficiente. Atenção, eu adoro o Paulinho... vejo-o regularmente e já estive à conversa com o homem, é mesmo um exemplo de dedicação como nunca vi, nem no Barbas vejo isso.

Continua...

Sem comentários: