segunda-feira, 9 de julho de 2012

Pelos caminhos de Portugal...(1) Guimarães - Fátima

Após lerem o título e a introdução os nossos 3 leitores (porque consegui enganar mais uma pessoa este fim-de-semana) irão achar que eu fiquei maluco de vez ou então ainda não curei a bebedeira.

Estarão parcialmente correctos,porque eu já nasci com defeito de fábrica mas muito raramente bebo álcool.

Perguntarão então o que é que este tema tem a ver com desporto,o principal tema deste blogue.
Eu responderei que passei (2 vezes) pelo Estádio do Dragão e pelo Estádio de Aveiro e acho que isso é o suficiente para se enquadrar no tema.

Irei relatar apenas as situações mais "engraçadas" ocorridas durante a viagem de camioneta deste fim-de-semana:

Tudo começou da melhor maneira quando a hora de partida estava marcada para as 6.30h (sim João André era para as 6.30h mas a tua mãe teve de dizer que era para as 6h senão chegarias sempre atrasado) e apenas saímos de Guimarães ás 7.20h e por causa disso dormi menos 1 hora.

Para não desperdiçar em vão esse tempo,aproveitei para fazer uma pesquisa de potenciais "presas" para o fim-de-semana,mas pelos vistos era uma viagem para maiores de 45anos (e crianças) e alguém se esqueceu de me avisar.

Dentro da camioneta as habituais músicas populares,que misturadas com os gritos das crianças tiravam a paciência a qualquer santo.

A 1ªcontrariedade aconteceu no Buçaco,onde por causa do piso molhado a camioneta teve problemas de tracção e perdemos 10 minutos para sair do local.

Seguimos em direcção a Coimbra para almoçar.

Lá chegados o meu "parceiro" estava com sede e entramos no primeiro "tasco" que vimos... o restaurante Itália.
Peço uma Coca-Cola para mim(serviram-me um copo de Pepsi) e um Fino com Martini para o meu parceiro e tivemos de esperar 10 minutos porque os empregados pareciam preocupados com muita coisa...menos trabalhar.

Peço a conta e chega a surpresa,3 euros pelas bebidas.
Se já achava caro pior fiquei quando o empregado me disse que se tinha enganado na conta e afinal 3 euros era o Martini e a Pepsi 1.50 euros.

Eu bem sei que existem sítios caros e que já estou habituado a ser roubado mensalmente pelo governo,mas nunca imaginei ser assaltado de tal forma e com a minha conivência.

Ainda mal refeito do "assalto" dirijo-me ao local escolhido pelas mulheres para o pessoal almoçar e o sítio escolhido foi...um coreto.

Confesso que nunca imaginei almoçar em tal sítio,mas como a fome apertava lá aceitei sem qualquer tipo de reclamação.
Durante o almoço tivemos direito a 3 actuações  de crianças que estavam num peddy paper,cantando grandes sucessos como "Euromilhões,Euromilhões" e "Água leva o regadinho,água leva o regador".
Nesse momento quase cometia um suicídio,não só por os ter de ouvir,como por me ter esquecido da máquina fotográfica em casa.

Seguimos viagem em direcção a Fátima,passo um pouco pelas brasas e quando chegámos a 1ªcoisa que vejo é a "Casa do Benfica de Fátima"...
A minha vontade era vir logo a pé embora,ninguém merece ver um inferno daqueles.

Chegados a Fátima fomos logo para a Residencial(sou estou habituado a hotéis com mais de 4 estrelas,mas desta vez teve de ser assim),onde enquanto esperávamos ser instalados alguns "velhotes" decidiram me contar todas as doenças que tinham,os médicos que consultaram,etc.
Agora percebo porque os meus amigos dizem que tenho cara de médico...

Depois de instalados as mulheres quiseram ir dar uma esmola ao Santuário.

Na companhia do João,eu cá preferi ir procurar umas capelas onde á noite pudesse beber um copo e descontrair um pouco.

Após o jantar as mulheres foram á procissão das velas no Santuário,já eu preferi ir a uma capela chamada Sintonia e depois a um Santuário chamado Lérias Bar.

De regresso á Residencial e após um pouco de conversa com os 2 parceiros que me calharam na rifa,adormeço e volto a acordar ás 3h da madrugada porque alguém se esqueceu de apagar a tv.

No dia seguinte após o almoço decidimos rumar até um parque em Mira onde paramos para Lanchar.
Inicialmente fiquei contente por irmos para esse parque porque no centro decorria uma feira qualquer e mal as mulheres viram aquilo já andavam a contar o dinheiro para gastar em coisas que nunca iriam usar.

Lá chegados e quando "tentámos" estacionar a camioneta ficou presa e começamos a ver a nossa vida a andar para trás,mas felizmente tudo correu pelo melhor.

Era um parque belíssimo com umas casas de banho enormes...
Enquanto o pessoal comia era ver homens e mulheres entrarem e saírem da mata como se não houvesse amanhã...

Rumo a minha terrinha e quando pensava que já nada mais de mal poderia acontecer uma senhora de idade decidiu mostrar que estava enganado.
Uma sinfonia de gases e de cheiros durante mais de 20 minutos tornou o ambiente irrespirável,ainda gostava de saber o que a senhora comeu...

Muito mais poderia contar,mas como o texto já vai longe e preferi salientar as "melhores" partes da viagem,terminarei por aqui esta 1ªedição do "Pelos caminhos de Portugal".

P.S. A viagem foi feita para celebrar os 25 anos do escuteiros da Freguesia da Costa do Concelho de Guimarães.
Por 50 euros tivemos direito a transporte,alojamento numa residencial que considero boa,com pequeno-almoço,almoço e jantar.
Ainda por cima tive quem pagasse o meu,só por isso valeria a pena.
O convívio e o facto de andarmos sempre a comer e a beber fizeram a viagem valer a pena,mas ninguém estaria interessado em ler as partes que correram bem.

P.P.S. Eu não sou religioso nem crente,mas respeito toda a gente que seja,por isso mesmo as partes em que "brinquei" com a religião não deverão ser levadas como uma ofensa seja a quem for.


Abraço.


4 comentários:

Unknown disse...

Pelo convívio e pelas figuras tristes que se vê, já vale a pena :)

Tomé Silva disse...

Por acaso em relação a convívios passados até nem vi ninguém fazer figuras tristes.

Agora que passamos por situações caricatas lá isso passamos.

Mas vale sempre pelo convívio e por ser dias diferentes.

Com a chegada do verão haverá mais convívios assim.

Abraço.

Dulce disse...

Acho que foi uma saída de Guimarães que valeu a pena quanto mais não seja para ouvir as crianças a cantar "Água leva o Regadinho, Água leva o Regador", um êxito folclórico do qual eu já nem me lembrava.

Beijo grande

Tomé Silva disse...

Dulce realmente o meu "sonho" é sair do meu País (de Aveiro para baixo é tudo estrangeiro/Mouraria)para ouvir esse grandes êxitos musicais.

Mas realmente foi um fim.-de-semana bem passado,onde não faltaram situações engraçadas -).

Beijo grande.